top of page

4 regras de ouro para planejar sua viagem com filhos

Atualizado: 6 de set. de 2021

Nossos dias como pais começam, transcorrem e terminam pensando em nossos filhos. Como fazer para colocar nosso foco no que e o melhor para eles? Por isso pensamos em tempo de qualidade mas para que exista qualidade precisamos também de quantidade (um tempo suficiente para compartilhar com eles). Por isso queremos compartilhar com os pais os quatro passos fundamentais para que esse passeio seja memorável e que permita o desenvolvimento das crianças como também incremente a felicidade da família.


Como planejar uma viagem?

  1. Planejar, planejar, planejar

  2. Lei do Murphy: planejar considerando que "se alguma coisa pode dar errado, dará"

  3. Executar de acordo com o planejado

  4. Avaliar o passeio

Criança na praia

Passo 1

Planejar, planejar, planejar (planeje a viagem o antes possível)

Esse e o passo mais importante para que tudo o resto não de errado. De o tempo suficiente para esse investimento chave (planeje sua viagem com tempo, só precisa lápis e papel ou o seu telefone/computador para depois lembrar o que fazer no passo 2):

  • Objetivo: pense qual e o objetivo desse passeio. Tenha em mente qual seria o resultado que vocês querem atingir (diversão, aprendizagem ou outros). As vezes as recomendações de outros pais não tem os mesmos interesses que queremos para nossos filhos.

  • Orçamento: os passeios concorrem com outras despesas básicas (alimentação, educação, saúde).

  1. Uma boa e que hoje em dia tem muitos sites na internet para pesquisar e comparar distintas opções e também conhecer as regras do lugar (como ser idades ou alturas mínimas das crianças para utilizar brinquedos).

  2. Saber como administrar o dinheiro disponível e definir prioridades e muito importante para determinar em quais outras necessidades precisamos investir.

  3. Também vale a pena pesquisar que outras despesas adicionais poderiam surgir (tem lugares que oferecem ingressos muito baratos ou de graça mas você sabe que dentro existem inumeráveis possibilidades de incrementar o orçamento original (por exemplo compra de lembranças, roupas e brinquedos, atrações adicionais não inclusas no ingresso básico e estacionamento).

  • Tempo: esse e um recurso limitado que devemos administrar e concorre com outras tarefas que os pais tem (como trabalhar, tempo a compartir exclusivo entre os pais ou amigos).

  1. E muito importante que as crianças percebam que esse tempo com eles seja de qualidade (por exemplo não interrompendo a saída por causa do trabalho, fazendo chamadas não urgentes, ou passando o tempo só olhando o telefone).

  2. Pense também no tempo para chegar ate o lugar. De carro sempre parece ser mais fácil e ate da para pesquisar no aplicativo Waze o tempo estimativo de chegada. Deixe espaço também para demoras adicionais no transito e além de procurar estacionamento que as vezes pode ficar lotado dependendo do dia da semana. O Waze também ajuda a lembrar nosso rodizio semanal e evitar multas só colocando o ultimo numero da placa do carro em ele. Por causa das distancias e outros imprevistos, outras opções de traslado (como ser ônibus e trem) podem levar mais tempo então e bom considerar o que poderíamos perder por no chegar ate o nosso destino (perca dos ingressos, cancelamento da hospedagem, multas).

  • O que levar na mala de vigem? durante uma viagem já teve a sensação que estava esquecendo de levar com você alguma coisa importante? Esses momentos geram um estresse que você precisa diminuir para curtir as suas saídas com a família. Vamos criar essa lista de coisas a não esquecer:

  1. Documentações para viagem: a) documentos de identificação dos pais e as crianças (as vezes são exigidos para demostrar as idades e que realmente são seus filhos). b) Carteirinha de motorista (CNH) de documentação do veiculo.

  2. Ingressos ou confirmações das reservar: nada pior que chegar e não ter como demostrar que você tem direito a ingressar e ficar lá!

  3. Elementos difíceis de obter fora de casa ou de uso imediato: nessa lista pode colocar essa medicação especifica das crianças, aquela leite especial que você compra para os bebes e demais.

  4. Resto das coisas que você lamentaria muito não ter levado: telefones celulares, notebooks, cartões de credito e debito.


Passo 2

Lei do Murphy

Finalmente mas não menos importante, vamos relembrar essa regra fundamental da vida que diz que "se alguma coisa pode dar errado, dará". Planeje pensando nos riscos de processos que possam dar errado ate estragar os seus planos. Por exemplo se da para reservar acomodações flexíveis que possam ser canceladas ou remarcadas em caso de precisar ou ingressos com seguros de chuva. Se tudo dar errado (por exemplo onde vamos a ir por algum motivo acabou de fechar), tenha outras opções disponíveis para aproveitar esses momentos com a família.


Quer saber mais desta lei? Então pode também olhar esse artigo do jornal El Pais: Oito Leis de Murphy que têm base cientifica.


Passo 3

Executar

Aqui no dia do passeio e bom pegar as suas anotações do passo 1 descrito na cima e executa-las de acordo com o planejado:

  1. Lista do planejado: no dia do passeio lembrar de repassar a lista de planejamento e começar a apagar aquelas que já completou para se focar nas restantes.

  2. Mudanças: tem alguma coisa que mudou desde o dia do planejamento ate hoje? Vale a pena conferir se alguma coisa essencial mudou (por exemplo hoje no mundo da pandemia chamado COVID-19 o governo estadual pode mudar de fases de risco e fechar praias, restaurantes, teatros, cinemas ou restringir horários de funcionamento).

  3. Reajustar: tendo presente a Lei do Murphy onde sempre alguma coisa pode dar errado, vamos ajustar isso tanto quanto puder para que nosso passeio continue na senda do sucesso.

Passo 4

Avaliar o passeio

Aprender para os próximos passeios e fundamental. O que não saiu de acordo com o planejado e o que realmente funcionou? O que mais e o que menos curtiram nossos filhos?


Se gostou do nosso Post, dê uma olhada a nossas ofertas de produtos para que possamos continuar oferecendo material de qualidade para vocês:

Também não deixe de visitar nossos outros Post com dicas interessantes para pais:

bottom of page