top of page

Como aprender a falar espanhol com as melhores ferramentas autodidatas

Atualizado: 6 de set. de 2021

Guia prática de como ter um acesso rápido e fácil para pais e filhos brasileiros que querem começar a falar, entender e ensinar espanhol a seus filhos.


Por que aprender outro idioma?

  1. Se quiser assimilar e se tornar parte de uma nova cultura.

  2. Se você fala dois idiomas e menos provável que tenha demência e que você provavelmente seja um melhor multitarefas.

  3. Idiomas são uma grande diversão.

  4. Hoje temos mais ferramentas para aprender um novo idioma no seu celular ou computador (aplicativos, websites, podcasts, e-books e mais) prontas para ser utilizadas a qualquer hora.

O linguista e professor da Universidade de Columbia, John McWhorter, explica que existem esses quatro benefícios fundamentais ao aprender uma língua estrangeira neste vídeo de TED: 4 reasons to learn a new language.


Por que aprender espanhol?


Espanhol e a quarta língua mais falada do mundo com 534 milhões de pessoas (fácil e chutar e acertar que o inglês e o mais falado com 1,132 bilhões, depois bem o mandarim chinês com 1,117 bilhões e terceiro bem Hindi com 615 bilhões).


Já falamos dos benefícios de outra língua entao por que não aprender a língua dos países que ficam mais próximos ao Brasil?


Você gosta das culturas latino-americanas? Quer aprender mais dos nossos vizinhos? Talvez viajar com seus filhos para Buenos Aires, Bariloche, Machu Picchu, Santiago ou um pouco mais longe a Miami ou Madrid? Ou simplesmente ligar a televisão colocar seu filme ou seriado favorito no idioma original.


Se quiser experimentar realmente a cultura hispano falante tem que dominar, em algum nível, o idioma que pertence a essa cultura.


Além disso, as diferenças entre as línguas podem ser surpreendentes (gramatica e pronuncia) e com certezas a gírias próprias de cada pais.


No nosso post sobre "Como baixar livros grátis em PDF" apresentamos livros infantis em espanhol e mencionamos que aproximadamente 460.000 brasileiros falavam essa língua. Entao o que acontece com os outros 211 milhões? Entao este Post foi criado para estimular e aumentar o conhecimento da língua espanhola com ferramentas simples para ser adotadas rapidamente.

Aqui a importância que as crianças tenham contato com uma segunda lingua o antes possível já que o bilinguismo e saudável.


Quanto tempo demora aprender espanhol?


Aprender espanhol se consegue na hora, começando desde o dia 1 sem se preocupar pelos erros e focando nas práticas ativas (conversar e escrever)

  1. falando com pessoas nativas que falam espanhol

  2. escrevendo uma lista das palavras mais usadas em espanhol

  3. ouvindo vídeos de Youtube ou podcasts quando estiver dormindo

  4. acessando vídeos pela internet

  5. mudando o idioma de seus filmes e seriados favoritos e colocando as legendas também em espanhol

  6. baixando aplicativos e livros grátis (melhor ler os livros em voz alta)

  7. repetindo os sons diferentes do português (como por exemplo o som das palavras que começam com "r" ou contém "rr" no meio de uma palavra).

  8. O importante e começar, monitorar o progresso e ter paciência e por sobre todas as coisas focar em conteúdo que seja divertido para você e seus filhos

Embaixo vamos falar das ferramentas especificas para implementar essas dicas.


A lingua espanhola nas escolas


A Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 infelizmente removeu a obrigatoriedade da oferta de espanhol no Ensino Meio e agora e só optativo sendo o Inglês o único idioma de caráter obrigatório. Entao a maioria das crianças brasileiras não terão um contato sistemático e sustentável com o idioma espanhol que permitam aprender a lingua na escola. A realidade econômica do Brasil, também nao vai permitir a grande maioria das crianças a acessar a um ensino privado para aprender uma segunda lingua.


Por conta disso, e indispensável a presença ativa dos pais para que isso aconteça o mais rápido possível com ferramentas gratuitas focadas em ter o maior contato possível com essa língua estrangeira onde rapidamente se comece falando um portunhol para depois aumentar o vocabulário e a compreensão na fala e na escrita.

Aprender a falar espanhol

O que e Portunhol?


O portunhol ou portuñol e uma mistura em o português e o espanhol principalmente falado nas fronteiras dos países como também por aquelas pessoas que são nativos de uma das línguas e tem algum conhecimento da outra tenta se comunicar utilizando esses saberes.


Falar portunhol e um bom começo já que estudar uma língua estrangeira leva tempo e esforço, mas aqui vamos dar juntos o primeiro passo para que mais pais e filhos tenham a oportunidade de começar essa viagem de estudos. Ao começo vão ter erros, vão. Mais isso e so o começo, o importante e tomar contato com a nova lingua o antes possível, perder o medo a falar e monitorar o progresso para atingir mais objetivos.


Quais são as principais dificuldades de aprender espanhol

  1. Pronuncia diferente de letras e palavras.

  2. Novos sons e letras específicos de uma língua

  3. Tempos e modos verbais diferentes

  4. Cognatos (falsos amigos): palavras que são as mesmas nas duas línguas, mas tem significados diferentes e podem levar a mal interpretações

  5. Sotaque diferentes entres os distintos países de fala espanhola e dentro de cada Estado

  6. Gírias e expressões idiomáticas que mudam o significado literal das palavras


Princípio de Pareto


Vamos aproveitar o princípio de Pareto criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto também conhecido como princípio de 80/20 onde 20% das atividades vão ser responsáveis pela maioria dos resultados (80%).

Entao vamos nos focar nesse 20% que precisamos de aprender para fazer a maior diferença possível em aprender espanhol (mas pode ser utilizados para aprender qualquer outra língua ou também estudar outras questões).



Como usar o conhecimento em português para aprender espanhol rápido


Muitos artigos vão falar o difícil que é aprender a falar e escrever bem espanhol. Também concordamos nisso: para ser fluente na língua e ter um nível avançado ou para procurar um trabalho onde a habilidade de compreender espanhol seja uma condição indispensável, você precisa estudar muito e até recomendamos aulas com poucas pessoas ou mesmo individuais com professores nativos. Mas aqui vamos compartilhar estratégias para que esse caminho seja feito aceleradamente e que mais pais brasileiros se interessem em aprender e ensinar aos filhos.


Primeiro vamos aproveitar o conhecimento que a língua Portuguesa nos traze como base para adicionar novas palavras e estruturas na língua espanhola já que as duas línguas nascem do Latim entao compartilham as mesmas ou quase as mesmas palavras. A ideia e trazer aquelas similitudes que funcionam num 70 ou 80% das vezes (para o restante, nao vai ter jeito que aprender as diferenças, mas já e um bom começo!):


Exemplos de palavras que só mudam algumas letras:

  1. NH ---> ñ: espanhol/ español, nhoques/ñoquis, banho/baño,

  2. NH ---> n: cozinha/cocina, caminho/camino,

  3. LH ---> LL: maravilhoso/maravilloso, toalha/toalla,

  4. LH---> J: alho/ajo, olho/ojo, trabalho/trabajo, filha/hija, folha/hoja, orelha/oreja

  5. CH---> LL: chamada/llamada, chave/llave, chorar/llorar

  6. ÃO ---> ION: camião/camión, colchão/colchón, galpão/galpón, expressão/expresión

  7. ç---z: cabeça /cabeza, força/fuerza

  8. Z ---> C: zebra/cebra, zero/cero

  9. INHO / INHA---> ITO / ITA: caminha/camita, pouquinho/poquito

  10. O---> UE: nove/nueve, corpo/cuerpo, fogo/fuego, porta/puerta, bom/bueno, novo/nuevo

  11. OU--->O: touro/toro, ouro/oro, pouco/poco,

  12. X ---> J: exemplo/ejemplo, Quixote/Quijote,

  13. E---> IE: medo/miedo, sempre/siempre, serra/sierra, sete/siete, vento/viento, valente/valiente, dente/diente, bem/bien

  14. EI---> E: bandeira/bandera, ideia/idea, madeira/madera

  15. F--->H: fazer/hacer, ferir/herir, figo/higo

  16. V--->B: palavra/palabra, escrever/escreber, dever/deber, livro/libro

  17. J---> Y: projeto/proyeto, cônjuge/conjuge,

  18. ss--->s: processo/proceso, assim/asi, pressão/presion

  19. dade/tad ou dad: dificuldade/dificultad, verdade/verdad, honestidade/honestidad


Aplicativos e websites para aprender espanhol

Principalmente nos focamos aqui em dar ferramentas para aprender espanhol, mas essas ferramentas podem também ajudar com outros idiomas como também a procura de um tradutor português de Portugal para português do Brasil, em caso que precisar.


Brasil Escola


O website Brasil Escola espanhol tem uma lista de artigos de espanhol que conta com 45 vídeos de aulas de espanhol.


Rosetta Stone


O foco do aplicativo Rosetta Stone e a pronuncia com sua maquina de reconhecimento de voz "TruAccent" para saber o que dizer o como dize-lo. Tem três dias de proba grátis e alguns níveis grátis. A subscrição mensal e de $ 50, mas se faz o contrato anual baixa a $ 40 por mês e com idiomas ilimitados.


Glosikka


ai.Glosikka.com utiliza padrões para aprender outra lingua e nao precisar de decorar. Pode ouvir as lições desta pagina quando caminha, dirige seu carro ou fazendo atividades desde sua casa. Glosikka lembra o progresso dando novas orações cada dia em forma customizada para chegar ao próximo nível. Por USD 30 cada mês tem acesso a todos os idiomas do aplicativo e baixa a USD 25 se contratar o plano anual.


Wordreference


Podemos utilizar o site Wordreference.com de forma gratuita para traduzir do Português para o espanhol, mas também e bem interessante os Fóruns de discussões já que trazem exemplos reais do dia a dia por pessoas que falam espanhol em diferentes partes de América Latina e Espanha.


Bab.la


Em Bab.la vai encontrar tudo sobre idiomas e traduções incluindo verbos, frases, como morar no exterior, jogos, testes e gramatica.


Tradukka português espanhol


No site Tradukka oferece traduções de ate 5.000 caracteres grátis por vez em 58 idiomas. Além disso conta com ferramentas de conversão de unidades (temperatura, peso, distancia e comprimento, volume e capacidade, rapidez e velocidade, área, poder, energia, pressão, força, tempo, armazenamento e taxa de cambio).


ANKI


Ankibrasil utiliza utiliza um sistema de flashcards (baralhos) inteligentes para conseguir lembrar e estudar de uma forma mais fácil. Este sistema e usado para estudar idiomas, mas também serve para qualquer outra coisa como ser imagens e formulas diminuindo muito o tempo de estudo e aumentando a qualidade do aprendido.


Babbel


Babbel oferece um curso online de espanhol com maior flexibilidade e praticidade além da facilidade de estudar pelo celular. O aplicativo permite escolher um plano individual selecionando seus objetivos, faixa etária, e a quantidade de minutos que tem por dia para estudar além de uma ferramenta de reconhecimento de voz para melhorar a pronuncia.


MOSAlingua


O objetivo do site e aplicativo da Mosalingua e melhorar a seu espanhol oral principalmente na fluidez, confiança e pronuncia com mais naturalidade e prazer focando no erros mais frequentes dos brasileiros.



Como aprender espanhol dormindo


O site MOSA língua fez um estudo onde 136 usuários testaram a ferramenta de mãos livres ouvindo a repetição de palavras e frases quando dormiam. Os resultados foram realmente incríveis para aqueles que já tinham um prévio contato com as palavras e frases a ser memorizadas: 67% das pessoas melhoraram o processo de memorização. A maioria das pessoas que tentaram este método para aumentar a quantidade de palavras novas (72%) nao conseguiram resultados. Entao a conclusão foi que se precisa de um aprendizado ativo quando estamos acordados e que para essas pessoas que durante o dia estão aprendendo uma nova lingua, ouvir palavras e frases durante a noite, ajuda no processo de memorização.


No Youtube e Spotify pesquisando como "aprenda espanhol dormindo" encontramos uma quantidade importante de vídeos e podcasts para disfrutar pelas noites.


Se gostou do nosso Post, dê uma olhada a nossas ofertas de produtos para que possamos continuar oferecendo material de qualidade para vocês:

Também não deixe de visitar nossos outros Post com dicas interessantes para pais:


bottom of page