top of page

Curiosidades e fatos interessantes que você não sabia do Parque Ibirapuera

Atualizado: 3 de nov. de 2021

Desde o dia 21 de agosto de 1954 o Parque Ibirapuera e uma das mais importantes áreas verdes de lazer da cidade de São Paulo com 1,584 milhão de metros quadrados. O Ibirapuera foi o parque mais visitado de São Paulo na primeira semana de fevereiro de 2021 com 147.231 visitantes e com mais de 3 milhões de visitas desde julho de 2020 de acordo com a Prefeitura de São Paulo.



Vamos repassar rapidinho o que fazer no Parque Ibirapuera (talvez algumas dessas atividades e atrações sejam novidades para vocês).


O que fazer no Parque no Parque Ibirapuera

  • Praticar muitos esportes: nas quadras de futebol e basquete, ciclismo, skate e patins na ciclofaixa.

  • Passear com a família de caminhada, corrida e bicicleta (tem aluguel de bicicletas a $ 7 a hora e $ 14 a bicicleta familiar): parquinhos, pular a corda, tirar fotos, comer nos restaurantes e respirar "ar puro".

  • Outras atividades ao ar livre: yoga, fazer piqueniques, leitura, luta medieval,

  • Levar os pets no cachorródromo já que o Ibirapuera também e um parque para cachorros.

  • Visitar os museus: Arte Moderna com mais de 5 mil obras, Arte Contemporânea com mais de 10.000 obras, e Afro Brasil), Auditório, Viveiro Manequinho Lopes, Planetário, Obelisco de São Paulo, Museu de Folclore e Museu Municipal de Astrofísica Palácio das Nações, o OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez), Bienal, Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), Ginásio, e Agricultura e como esquecer do Pavilhão Japonês.

  • Conta com três lagos (no Natal e no Aniversário da cidade tem águas dançantes e show de luzes - pode olhar nosso vídeo no nosso canal de Youtube) e uma biodiversidades maravilhosa com muitas espécies de arvores, vegetais, borboletas, aves, repteis, e insetos.

  • Novo espaço iFood: nesse espaço os visitantes do Parque Ibirapuera vão poder fazer seu pedido de comidas pelo aplicativo do iFood, escolhendo dentro das opcoes de restaurantes (Pizza Crek, Cabana, Lahmajun, Bentô Box, Salad´s, e Dona Deôla)

Espaço iFood Parque Ibirapuera

Qual é horário de funcionamento do Parque Ibirapuera na pandemia

  • Na fase amarela desde as 6 horas até as 22 horas

  • Na fase laranja desde as 6 horas até as 18 horas

  • Na fase vermelha o parque permanece fechado

Atualmente abre suas portas com novo horário que vai das 5 horas até as 23 horas.


Agora sim vamos falar das curiosidades e fatos interessantes que achamos que vão surpreender vocês:


Biodiversidade do Parque Ibirapuera

No Parque Ibirapuera existem 314 espécies de animais. 220 espécies de aves, 44 de borboletas, 10 de peixes, 9 de repteis, mamíferos e anfíbios. Vamos compartilhar algumas que nos avistamos pessoalmente:


Macacos saguis


Observamos uns três macacos sagui bem ágeis e ativos nas arvores do Parque Ibirapuera em janeiro de 2021. Além de curiosos pareciam estar na procura do seu alimento (frutas, folhas ou insetos, mas preferem a seiva de árvores que e rica em carboidratos). Já postamos o vídeo da família de macacos sagui no nosso canal de Youtube e compartilhamos uma foto que também conseguimos tirar de um deles:


Macaco sagui encontrado no Parque Ibirapuera

Pesquisando um pouco achamos que existem 22 espécies de sagui no mundo e 6 no Brasil. Esse da foto parece ser o sagui-de-tufos-brancos por sua pelagem estriada nas orelhas e mancha branca na testa.


Corujas

Também encontramos uma família de cinco corujas juntas antes de uma tormenta (já postamos o vídeo no nosso canal de Youtube):


Família de corujas no Parque Ibirapuera

Pesquisando um pouco mais entendemos que são as chamadas coruja-diabo ou mocho-diabo já que tinham grandes penachos na cabeça, disco facial preta e íris amarela.


Gamba

Percorríamos o Parque Ibirapuera ingressando pelo portão que dá na Avenida do Líbano e encontramos um gamba-de-orelha preta bastante amistoso procurando alimento (eles comem de tudo: insetos, pequenos roedores e frutas) e escalam as arvores a enorme velocidade:


Gamba no Parque Ibirapuera

Esse tipo de gamba também e conhecido como saruê ou saruê e também habita na Argentina e Paraguai.


Vagalumes e morcegos

Em fevereiro de 2021 também conseguimos avisar vagalumes (podem olhar elas no nosso canal de Youtube) e também um morcego mas infelizmente não conseguimos tirar a foto rapidamente (fica para a nossa próxima deste post).


Relógio de Sol


O Relógio de Sol do Parque Ibirapuera (ou também chamado de relógio de jardim) fica próximo ao Planetário do Parque, marca as horas quando o sol projeta sua sombra sobre a superfície com linhas que indicam as horas do dia.



Esfera Armilar Equatorial


Sabia que essa esfera que se encontra no Parque Ibirapuera e uma representação de uma esfera imaginaria (esfera celeste) onde se encontrariam projetados todos os corpos celestes? Os astrônomos usam essa esfera para descobrir o posicionamento dos principais corpos celestes. Se imagina o céu como uma grande esfera em torno da Terra (isso já sabemos que não existe) e se estabelece um sistema de coordenadas similar ao usado para o globo terrestre.

Esfera Armilar Equatorial no Parque Ibirapuera


Ranking dos melhores parques urbanos


O Parque Ibirapuera ficou no topo do ranking de qualidade dos parques urbanos de São Paulo no último estudo preparado pela Fundação Aron Birmann emitido em 2020 onde se avaliaram 116 parques (107 municipais e 9 estaduais). Na época do estudo, O Ibirapuera ainda estava administrado pela gestão pública.


Top 5 dos melhores parques urbanos de São Paulo


1° Parque Ibirapuera (4,49)

2° Parque Villa Lobos (4,48)

3° Parque Do Povo (4,44)

4° Parque Chuvisco (4,40)

5° Parque Jardim Herculano (4,39)


O que significa Ibirapuera


Ibirapuera significa "arvores velhas" no idioma Tupi que era como os indígenas chamavam essa área.


Regulamento do Parque Ibirapuera


Bom lembrar as regulamentações pensando no respeito as crianças, idosos, pedestres e a biodiversidade do Parque:

  • Uso obrigatório de máscaras durante a pandemia

  • Seu cão e muito bem vindo, conduza-o com guia e coleira. Cuide que ele não deixe nada para atrás

  • Cães pit bull, rottweiler, mastim napolitano e American staffordshire terrier devem ser conduzidos com guia curta, coleira e focinheira

  • Preserve a natureza: não suba nem danifique as arvores, não colha plantas e flores, não alimente os animais

  • Tem áreas destinadas as redes, nunca as amarre em árvores

  • Ciclistas: respeitem as crianças, idosos e pedestres. Utilize somente a ciclovia. Velocidade máxima de 20km/h

  • E proibido panfletar e realizar atividades promocionais no interior do parque, bem como filmar e fotografar para fins comerciais sem previa autorização

  • Bexigas são prejudiciais a fauna. Mantenha-as fora do parque

  • Não empine pipa. Elas danificam as plantas e colocam em risco pessoas e animais

  • Não pesque ou nade no lago

  • Patins, skates e slackline: utilize as áreas reservadas respeitando sempre os pedestres

  • E proibido armar barracas ou perfurar o solo ou grama sem autorização

  • Não entre no parque com recipientes de vidro, eles podem causar acidentes

Se gostou do nosso Post, dê uma olhada a nossas ofertas de produtos para que possamos continuar oferecendo material de qualidade para vocês:

Também não deixe de visitar nossos outros Post com dicas interessantes para pais:

bottom of page