top of page

O que é Mindfulness e como começar a praticar

Atualizado: 6 de set. de 2021

Neste post vamos falar dos seguintes assuntos que são relevantes para começar a entender o que é meditação Mindfulness e como começar essa pratica com nossos filhos:


O que e Mindfulness

O Oxford Mindfulness Centre da Universidade de Oxford define o termo Mindfulness como:

"Ficar cientes do nosso momento atual. Nos ensina a ficar mais atentos a nossos pensamentos, sentimentos, humor e sensações do corpo para conseguir administrar melhor nossa mente. Aprendemos a proteger a nossos corpos com exercício, descanso e boa alimentação. Mindfulness e sobre aprender como proteger nossas mentes. O melhor caminho para isso e intenta-lo" (www.donothing.uk).

Patrícia Calazans, autora de "50 exercícios para praticar Atenção Plena com Crianças", nos apresenta uma interessante definição de Mindfulness para praticar com nossos filhos:

Mindfulness e uma pratica de atenção plena ao momento presente que leva a um estado mental de ampliação da consciência, para reduzir os níveis de estresse mental e emocional. Aplicado a crianças, o Mindfulness melhora o foco e a concentração - principalmente daquelas que apresentam transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) -, regula os níveis de ansiedade, aprimora as habilidades sociais e emocionais, melhora a qualidade do sono e a criatividade, tudo isso afetando positivamente a saúde e bem-estar.

Pratica terapêutica

Mindfulness e uma pratica terapêutica que pode ajudar a diminuir e prevenir sentimentos de depressão, stress, ansiedade o descontento. Quem pratica essa técnica pode viver uma vida mais plena com mais atenção e apreciação.


Para que serve o Mindfulness

Mindfulness tem diferentes benefícios para nossa saúde. Agora vamos falar dos três benefícios mais relevantes:

  • Melhorar a saúde mental.

  • Incrementar o foco e ajudar a nossos filhos a curtir mais as coisas boas.

  • Ajudar a lidar com emoções e pensamentos difíceis, como ser depressão, stress, ansiedade ou dor.


Como se pratica Mindfulness


E importante por a mente num lugar confortável, não precisa fechar os olhos se não quiser, ate pode pratica-la fazendo um passeio com seus filhos. Embaixo vão encontrar nossas recomendações de opções para começar a por em pratica essa técnica com as crianças (algumas meditações grátis para iniciantes, melhores aplicativos, livros e exercícios):


Meditações Mindfulness iniciantes


  • Mindfulness: Meditation 1 - Mindfulness Of Body And Breath na Mindfulness: A practical guide to finding peace in a frantic world (soundcloud.com)

Aplicativos de meditação grátis

  • Lojong App - Treine sua mente com práticas de meditação. Nesse aplicativos pode encontrar meditações guiadas para que possa começar a meditar em forma mais clara. Também conta com vídeos explicativos animados onde irão aprender conceitos importantes da meditação. O aplicativo tem uma função para programar meditações silenciosas e assim escolher o tipo de sino para para sua pratica.


  • Headspace App (Meditation and Sleep Made Simple) : aqui vão encontrar meditações guiadas (para crianças, o trabalho, o sono, concentração, estresse e ansiedade), animações, artigos e vídeos para vivenciar os benefícios da meditação. Podem experimentar um teste gratuito de duas semanas (a assinatura anual tem um custo de USD 69,99).


  • Calm - The #1 App for Meditation and Sleep: esse aplicativo conta com meditações guiadas para dormir, aliviar o estresse e viver melhor (aumentar a felicidade, melhorar a autoestima, o desempenho e cultivar a gratidão) além de programas de respiração e musicas para se relaxar. Calm oferece um período de teste grátis e atualmente estão oferecido um desconto do 40% na subscrição anual (de USD 69,99 por USD 49,99).


  • Smiling Mind aplicativo: para quem fala inglês, esse aplicativo desenvolvido pelo psicólogos e educadores tem programas para crianças e adultos sobre estresse, atenção e concentração, ajuda para dormir, bem-estar, relacionamentos, desempenho, esportes, e comida saudável.

Melhores livros de Mindfulness

Exercícios de Mindfulness

  • 30 atividades de Meditação e Mindfulness para Crianças: nesse e-book você aprenderá atividades práticas de meditação e atenção plena para fazer com as crianças! VER OFERTA

  • Brincando com MINDFULNESS (Patrícia Calazans): 50 exercícios para praticar a atenção plena com crianças. Os exercícios deste livro em forma de caixinha com 50 cartas são direcionados para que os pais, educadores, tutores e professores conduzam as atividades de forma lúdica, leve e divertida para ensinar Mindfulness brincando.


Mindfulness Ciência


Inumeráveis publicações falam dos benefícios dessa pratica em adultos e crianças mas ainda a ciência tem uma caminho longo para realmente provar com evidencia qual e realmente o impacto dessa pratica para que possa ser implementada em centros educativos e treinamentos específicos que possam demostrar os benefícios tangíveis para cada pessoa na redução do stress.

Mas sabemos que essa questão segui progredindo como por exemplo com o projeto MYRIAD publicado em Dezembro de 2020 do Oxford Mindfulness Centre que fica disponível para baixar de graça para pais e educadores.

Crianças fazendo meditação Mindfulness

Se gostou do nosso Post, dê uma olhada a nossas ofertas de produtos para que possamos continuar oferecendo material de qualidade para vocês:

Também não deixe de visitar nossos outros Post com dicas interessantes para pais:

bottom of page