O que é Mindfulness e como começar a praticar

Atualizado: Set 6

Neste post vamos falar dos seguintes assuntos que são relevantes para começar a entender o que é meditação Mindfulness e como começar essa pratica com nossos filhos:


O que e Mindfulness

O Oxford Mindfulness Centre da Universidade de Oxford define o termo Mindfulness como:

"Ficar cientes do nosso momento atual. Nos ensina a ficar mais atentos a nossos pensamentos, sentimentos, humor e sensações do corpo para conseguir administrar melhor nossa mente. Aprendemos a proteger a nossos corpos com exercício, descanso e boa alimentação. Mindfulness e sobre aprender como proteger nossas mentes. O melhor caminho para isso e intenta-lo" (www.donothing.uk).

Patrícia Calazans, autora de "50 exercícios para praticar Atenção Plena com Crianças", nos apresenta uma interessante definição de Mindfulness para praticar com nossos filhos:

Mindfulness e uma pratica de atenção plena ao momento presente que leva a um estado mental de ampliação da consciência, para reduzir os níveis de estresse mental e emocional. Aplicado a crianças, o Mindfulness melhora o foco e a concentração - principalmente daquelas que apresentam transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) -, regula os níveis de ansiedade, aprimora as habilidades sociais e emocionais, melhora a qualidade do sono e a criatividade, tudo isso afetando positivamente a saúde e bem-estar.

Pratica terapêutica

Mindfulness e uma pratica terapêutica que pode ajudar a diminuir e prevenir sentimentos de depressão, stress, ansiedade o descontento. Quem pratica essa técnica pode viver uma vida mais plena com mais atenção e apreciação.


Para que serve o Mindfulness

Mindfulness tem diferentes benefícios para nossa saúde. Agora vamos falar dos três benefícios mais relevantes: