top of page

30 melhores livros infantis

Atualizado: 28 de set. de 2021

Que mãe e pai não procura os melhores livros infanto juvenis para os seus filhos possam aprender, se emocionar e compartilhar o maravilhoso hábito da leitura em família?


Aqui vamos compartilhar com vocês nossa seleção dos melhores livros infantis em português para os seus filhos, incluindo um resumo, o autor, a editorial disponibilizando um link onde vocês possam encontrá-los facilmente e procurar ainda mais informação de cada um deles. Vale a pena conferir a lista inteira e nos compartilhar também a sua opinião se faltou algum dos seus livros mais queridos!


Melhores livros infantis


A continuação a lista de nossa seleção dos melhores livros infanto juvenis de todos os tempos:

  1. O pote vazio

  2. O Monstro Rosa

  3. Bibi fala em público

  4. Pedro e Tina

  5. Até as princesa soltam pum

  6. As aventuras de Pinóquio

  7. Pinóquia

  8. O Pequeno Príncipe

  9. Enamorados

  10. A grande fábrica de palavras

  11. Uma lagarta muito comilona

  12. Onde vivem os monstros

  13. Adivinha quanto eu te amo

  14. O Grúfalo

  15. Marcelo, Marmelo, Martelo

  16. Os 77 Melhores Contos De Grimm

  17. Emocionário: diga o que você senti

  18. Chapeuzinho amarelo

  19. O Menino que Tinha medo de errar

  20. Malala: a menina que queria ir para a escola

  21. Coraline

  22. Anne de Green Gables

  23. Historias de ninar para garotas rebeldes

  24. Ônibus

  25. A Vaca que Botou Um Ovo

  26. Pai, não fui eu!

  27. Fábulas de Esopo

  28. As 14 pérolas da Índia

  29. Caderno de viagens da Pilar

  30. O Isto ou Aquilo

Agora vamos falar em detalhe de cada um desses livros infantis (clicando nos links embaixo vão conseguir encontra-los em suas diferentes versões e capas para escolher o melhor para vocês):


O Pote Vazio


Um dia, um Imperador distribuiu sementes de flores às crianças do seu reino para que as cultivassem e lhe trouxessem o resultado de seu trabalho. Ao final de um ano, o menino Ping só conseguiu apresentar um pote vazio. Mas o que parecia um fracasso tornou-se um grande triunfo. Com ilustrações primorosas e um texto de simplicidade comovedora, Demi nos conta uma bela fábula sobre a honestidade recompensada. Autor: Demi. Editora: Martins Fontes.

O pote vazio

O Monstro Rosa


Monstro Rosa é mais do que uma história sobre como as diferenças podem unir as pessoas, mas um verdadeiro grito de liberdade. Seu protagonista é um estranho no ninho: um ser que, antes mesmo de vir ao mundo, já era diferente dos outros. Ele nasce em um lugar onde tudo é branco, até mesmo seus irmãos, que se distinguem dele em muitos aspectos: Monstro Rosa é grande, peludo, desengonçado e colorido. Cansado de se sentir deslocado, Monstro Rosa decide partir em busca de um lugar onde ele seja aceito do jeito que é. Nesse trajeto, ele faz amigos e descobertas que conduzem o leitor a uma reflexão sobre o que é ser feliz, afinal. Autor: Olga de Dios. Editora: Boitatá.

Livro O Monstro Rosa

Bibi fala em público


Bibi descobriu as palavras e aprendeu como é gostoso conversar. Passava horas batendo papo com a prima, com seus pais e com sua ursinha de pelúcia. Porém, quando a professora pediu-lhe para falar de sua brincadeira preferida para a classe, ela ficou vermelha e não conseguiu dizer nada. O livro mostra como essa pequena protagonista aprende a falar em público e deixar de lado o constrangimento. Ajuda as crianças a perderem a timidez e a melhorarem o convívio escolar. Autor: Alejandro Rosas. Editora: Scipione.

Livro Bibi fala em público

Pedro e Tina


Pedro fazia tudo torto; se quisesse desenhar uma linha, ela saía torta; os cordões de seus sapatos nunca estavam bem amarrados. Já Tina fazia tudo certinho. Um dia, eles se encontraram e Pedro ficou encantado com o jeito de Tina fazer tudo certinho, mas Tina bem que gostaria que tudo que fizesse não fosse tão perfeito. Autor: Stephen Michael King. Editora: Brinque-Book.

Livro Pedro e Tina

Até as princesas soltam pum


Laura é uma garotinha bem curiosa e uma das questões que mais a intriga é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo “livro secreto das princesas” e, com ele, a confirmação: “sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!”. Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas continuam a ser as mais lindas princesas... Autor: Ilan Brenman. Editora: Brinque-Book.

Até as princesas soltam pum

As aventuras de Pinóquio


As aventuras de Pinóquio é a obra original de Carlo Collodi, publicada pela primeira vez em 1883. Em seu percurso de transformação de boneco em menino, Pinóquio enfrenta as intempéries das noites longas e frias, depara com a autoridade da lei, padece de uma fome terrível e descobre a solidão da condição humana. Fantasia, humor e ironia se combinam neste clássico da literatura, indicado para todas as idades. Autor: Carlo Collodi. Editora: Companhia das Letrinhas.

Livro As aventuras de Pinóquio

Pinóquia


Pinóquio realizou o seu sonho e já é um menino de verdade. Para que ele não fique só, seu pai, Gepeto, lhe fez três irmãos de madeira. E, como Pinóquio, cada um tem seu sonho: Júnior quer ser de plástico... Segundo quer ser músico... Já a pequena Pinóquia... quer ler, estudar e aprender de tudo. A Fada Azul vai ter muito trabalho para atender os pedidos e entender que cada um faz as próprias escolhas da vida. Autor: Jean Claude R. Alphen. Editora: Melhoramentos.

Livro Pinóquia

O Pequeno Príncipe


Deixe-se conquistar pela fábula atemporal de Antoine de Saint-Exupéry e acompanhe o pequeno príncipe em sua jornada rumo ao planeta Terra. Lembre-se apenas de fechar um pouco os olhos e abrir bem o coração. Pois o essencial, como nos têm ensinado o pequeno príncipe e sua amiga raposa, por mais de 70 anos, é invisível aos olhos. Autor: Antoine De Saint-Exupery. Editora: Novo Século.

Livro O Pequeno Príncipe

Enamorados


Ernest adorava chatear Salomé.

Puxava o cabelo dela, jogava seus óculos no chão...

Então a mamãe de Salomé disse que, vai ver, Ernest estava enamorado de Salomé...

Mas... que quer dizer enamorado?

Autor: Rébecca Dautremer. Editora: Salamandra.

Livro Enamorados

A grande fábrica de palavras


Existe um país onde as pessoas quase não falam. Nesse estranho país, é preciso comprar palavras para poder pronunciá-las. O pequeno Philéas precisa de palavras para abrir seu coração à doce Cybelle. Mas como fazê-lo se tudo o que ele tem vontade de dizer à Cybelle custa uma fortuna? Uma ode à magia das palavras em uma linda história de amor. Autor: Agnès de Lestrade. Editora: Aletria.

Livro A grande fábrica de palavras

Uma lagarta muito comilona


"Uma lagarta muito comilona" conta a divertida história de um lagarta gulosa que come de tudo. Come até as páginas do livro! Em uma história cheia de cores e muito divertida, o autor nos mostra a semana da lagarta. Por meio de repetições, este livro ajuda a criança a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 10. Autor: Eric Carle. Editora: Callis.

Livro Uma lagarta muito comilona

Onde vivem os monstros


O garoto Max, vestido com sua fantasia de lobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele se transporta para uma floresta, embarca em um miniveleiro até desembarcar na ilha onde vivem os monstros. Ele fica livre para mandar e desmandar, longe de regras ou restrições. Mas, quando a saudade de casa começa a apertar o peito, Max fica em dúvida sobre suas escolhas. Uma bela obra sobre a infância e a eterna luta entre a liberdade almejada pelas crianças e a autoridade dos pais, fundamental na biblioteca básica de todo leitor. Autor: Maurice Sendak. Editora: Cosac & Naify.

Livro Onde vivem os monstros

Adivinha quanto eu te amo


Um coelhinho se esforça para mostrar o amor que ele sente pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor. Esta é uma edição comemorativa dos vinte anos de lançamento do clássico Guess How Much I Love You, que em português, sucesso entre crianças e adultos do mundo todo. Autor: Sam McBratney. Editora: WMF Martins Fontes.

Livro Adivinha quanto eu te amo

O Grúfalo


Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente. Este livro é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta. Autor: Julia Donaldson. Editora: Brinque-Book.

Livro O Grúfalo

Marcelo, Marmelo, Martelo


Situações do cotidiano ganham encanto nas palavras da autora, que inova a maneira de contar histórias. Os personagens dos três contos deste livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; Caloca compreende a importância da amizade. Autor: Ruth Rocha. Editora: Salamandra.

Livro Marcelo, Marmelo, Martelo

Os 77 Melhores Contos De Grimm


Coletados há mais de duzentos anos, os contos e lendas dos irmãos Grimm vêm encantando geração após geração e chegaram aos dias de hoje incrivelmente populares. Esta antologia resgata a versão original das 77 melhores histórias. Há contos famosos para se redescobrir — como Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel e A Bela Adormecida — e outros menos conhecidos — como Os quatro irmãos habilidosos, As três folhas da serpente e O ouriço-do-mar —, que tornam a obra dos Grimm uma das mais ricas heranças da literatura infantil. Autor: Irmãos Grimm. Editora: Nova Fronteira.

Livro Os 77 Melhores Contos De Grimm

Emocionário: diga o que você sente


Emocionário é um dicionário de emoções que nos ajuda a entender melhor o que se passa em nosso coração. Prazer, ódio, entusiasmo, insegurança, orgulho e muitos outros sentimentos são representados por ilustrações inspiradoras e explicados de forma simples e delicada.

Com esse livro, crianças de todas as idades vão aprender a reconhecer suas emoções e expressar seus sentimentos. Como descrever o AMOR? O que você sente quando está com MEDO? De onde vem a ALEGRIA? Por que sentimos INVEJA? Autor: Cristina Nunez Pereira e Rafael R. Valcárcel. Editora: Sextante.

Livro Emocionário

Chapeuzinho amarelo


Chapeuzinho Amarelo conta a história de uma garotinha amarela de medo. Tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. Era tão medrosa que já não se divertia, não brincava, não dormia, não comia. Seu maior receio era encontrar o Lobo, que era capaz de comer “duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa”. Ao enfrentar o Lobo e passar a curtir a vida como toda criança, Chapeuzinho nos ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação do medo. Autor: Chico Buarque. Editora: Autêntica infantil e juvenil.

Livro Chapeuzinho amarelo

O Menino que Tinha medo de errar


Pedro vive preocupado, com medo de errar. Prefere passar os dias sozinho, confinado em sua casa, a aproveitar a companhia dos amigos, porque tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras. A escola, então, é uma preocupação sem fim para ele! Um lugar onde não faltam oportunidades para cometer deslizes. Mas com a ajuda de uma fada, ele percebe que viver reprimido o impede de experimentar momentos incríveis. Autor: Taubman Andrea Viviana. Editora: Zit.

Livro O Menino que Tinha medo de errar

Malala: a menina que queria ir para a escola


A autora visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá. Ela apresenta às crianças a história real de Malala Yousafzai que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo. Autor: Adriana Carranca. Editora: Companhia das Letrinhas.

Livro Malala: a menina que queria ir para a escola

Coraline


Ao abrir uma porta misteriosa na sala de sua nova casa, Coraline se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava. Autor: Neil Gaiman. Editora: Intrínseca.

Livro Coraline

Anne de Green Gables


Conheça a encantadora história de Anne Shirley, uma órfã de cabelos ruivos que conquista a todos por onde passa, luta pelo o que acredita e sempre dá escopo para a imaginação. Nessa seleção especial estão oito livros de Lucy Maud Montgomery que se passam no Universo de Anne: Anne de Green Gables, Anne de Avonlea, Anne da Ilha, Anne de Windy Poplars, Anne e a Casa dos Sonhos, Anne de Ingleside, Vale do Arco-Íris e Rilla de Ingleside. Autor: Lucy Maud Montgomery. Editora: Ciranda Cultural.

Livro Anne de Green Gables

Historias de ninar para garotas rebeldes (1 e 2)


Cem histórias que provam a força de um coração confiante: o poder de mudar o mundo. Que essas valentes mulheres inspirem vocês. Que os retratos delas imprimam em nossas filhas e filhos a profunda convicção de que a beleza se manifesta em todas as formas, cores e idades. Em Histórias de ninar para garotas rebeldes, tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo. Um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir. Autor: Elena Favilli, Francesca Cavallo, e outros. Editora: VR Editora.

Livro Historias de ninar para garotas rebeldes

Ônibus


O interior do ônibus é o cenário desta história, contada por uma menina que carrega uma cesta, um casaco vermelho e está indo visitar a sua avó. Mas as coincidências com a história de Chapeuzinho Vermelho param por aí. Quer dizer, até aparecer um simpático lobo... O que mais intriga em Ônibus é a riqueza de detalhes, possibilitando ao leitor viajar diversas vezes pelo trajeto do livro. Autor: Marianne Dubuc. Editora: Jujuba.

Livro Ônibus

A Vaca que Botou Um Ovo


Uma vaca chamada Mimosa não se sente especial. Não sabe andar de bicicleta, nem fazer estrela, nem plantar bananeira, como as outras vacas. Mas, numa bela manhã, Mimosa vai descobrir uma coisa extraordinária. Autor: Andy Cutbill. Editora: Salamandra.

Livro A Vaca que Botou Um Ovo

Pai, não fui eu!


Este livro narra a história de um pai que, enquanto trabalhava tranquilamente no escritório de sua casa, ouve um estrondo. A filha dele, que presenciou o desastre, logo chega para dar explicações: o barulho foi por causa do livro italiano gigante - o preferido do pai - que, de repente, despencou da prateleira da estante. E quem o deixou cair foi o leopardo, que, ao ver a menina folheando o livrão, disse que adorava ler e se aproximou, mas acabou esbarrando nele e lá foi o livro gigante estante abaixo... Depois de todo aquele esclarecimento, qual não foi a surpresa do pai ao abrir o seu livro!... Com um final surpreendente e divertido. Autor: Ilan Brenman. Editora: Companhia das Letrinhas.

Livro Pai, não fui eu!

Fábulas de Esopo


Quem não conhece a famosa história da lebre e da tartaruga, aquela em que a lebre, tão convencida, acaba perdendo a corrida? E a fábula do velho, da criança e do burro? Ou então a lenda do pastorzinho mentiroso que de tanto dar falsos alarmes acabou ficando sem suas ovelhas? Pois é, se essas pequenas histórias são famosas entre nós, pouco se conhece sobre quem foi Esopo, o escritor dessas fábulas. Um clássico que fazia falta às crianças do Brasil. Autor: Russell Ash e Bernard Higton. Editora: Companhia das Letrinhas.

Livro Fábulas de Esopo

As 14 pérolas da Índia


Numa manhã crepuscular, o Deus Supremo olhou para a fileira de homens de barro e finalmente descobriu o local apropriado para esconder a chave da felicidade. - É isso! - gritou Brahma. - Os homens nunca vão pensar em procurar a chave da felicidade no lugar em que estou pensando em escondê-la. Autor: Ilan Brenman. Editora: Escarlate.

Livro As 14 pérolas da Índia

Caderno de viagens da Pilar


Pilar, a menina curiosa que já rodou o mundo com sua rede mágica, convida você a escrever seu próprio caderno de viagens! Nele você vai fazer a viagem dos seus sonhos, criar personagens e histórias incríveis, anotar as comidas mais estranhas que provou, as palavras que aprendeu em outras línguas, os animais diferentes que viu...O livro inclui mapas; espaço para desenhar, colar fotos e guardar lembranças; além de uma cartela de adesivos! Autor: Flávia Lins E Silva e Joana Penna. Editora: Pequena Zahar.

Livro Caderno de viagens da Pilar

O Isto ou Aquilo


"Ou isto ou aquilo" é um clássico da literatura infantil brasileira. Desde seu lançamento, vem conquistando gerações de leitores. Cecília Meireles convida as crianças a se aproximarem da poesia, brinca com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo, as rimas e a musicalidade. Autor: Cecília Meireles. Editora: Global Editora.

Livro O Isto ou Aquilo

Também não deixe de visitar nossos outros Posts com dicas interessantes para pais:

Se gostou do nosso Post, dê uma olhada a nossas ofertas de produtos para que possamos continuar oferecendo material de qualidade para vocês:






bottom of page