Passeios em São Paulo

Lugares para ir com crianças

Nossas recomendações de passeios em parques de São Paulo para aproveitar tempo de qualidade em família!

Parque Burle Marx

Parque Burle Marx conta com uma pista de Cooper e caminhada, trilha para passeio pelo meio da mata, aparelhos de ginástica (barras e pranchas), playground, estacionamento, sanitários, orquidário natural, nascentes, lagos, espelho d’água, estares, lanchonete e pergolados. Desde que foi implantado, o parque é administrado pela Fundação Aaron Birmann. Também exibe um espetáculo pago de Jurassic Park Burle Marx com replicas animadas de dinossauros em tamanho real movimentadas ao redor dos carros.

Endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes 200, Vila Andrade, São Paulo.

Horários: todos os dias, das 7h às 19h.

Contatos: contatoburlemarx@fab.org.br | Telefono  (11) 3746-7631 | Celular 24 horas: (11) 93115-1247

Parque Villa Lobos

O Villa Lobos Parque esta localizado na região Oeste da Capital e fundado em 1989. O Parque Villa Lobos abrange uma área de 732.000 m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e um bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui aparelhos para ginástica, pista de Cooper, de patins e skate, tabelas de street basketball, anfiteatro aberto com 750 lugares e área aberta para shows, sanitários adaptados e lanchonete.

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues 2001
Alto dos Pinheiros, São Paulo.

Horários: De segunda a segunda das 5.30 horas às 19 horas. No horário de verão até às 20 horas.

Contatos: (11) 2683-6302

Parque Trianon

Parque Trianon conta com equipamentos de ginástica, sanitários, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação são acessíveis. Destaque para playgrounds e Trilha do Fauno, nome que referencia obra do escultor Victor Brecheret. O parque é histórico e possui um acervo de árvores centenárias e obras de artes relevantes. 

Endereço: Rua Peixoto Gomide 949 - Cerqueira César, SP.

Horários:  aberto diariamente das 6 às 18 horas.

Contatos: (11) 3253-4973 / 3289-2160

  

Horto Florestal

O Horto Florestal esta localizado em área urbana, na Zona Norte da cidade de São Paulo. O parque possui uma rica representatividade de Mata Atlântica, algo raro na capital paulista, e possui áreas de lazer, lagos e bicas. Espécies exóticas de eucalipto podem ser vistas no Horto, assim como o pau-brasil. Entre animais a serem observados no Horto Florestal se destacam tucanos, maritacas, esquilos e capivaras.

Endereço: Rua do Horto 931, – São Paulo – SP

Horários:  Horto Florestal esta aberto segunda a domingo, das 6 às 18 horas.

Contatos: (11) 2231-8555 (Ramais: 2056, 2028 e 2182)

Parque Estadual da Cantareira

Parque da Cantareira esta localizado ao lado do Horto Florestal e possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada em uma região metropolitana. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de Mata Atlântica. O parque assegura a proteção de seus mananciais e abriga espécies animais ameaçadas de extinção, como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Possui espécies vegetais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás.

Endereço: Rua do Horto 1799 – Horto Florestal – São Paulo/SP

Horários:  sábados domingos e feriados das 8 as 17 horas.

Contatos: (11) 2203-3266

Parque Buenos Aires

Parque Buenos Aires tem um espaço para apresentações culturais (Unimed Praça das Mães), gramado para piquenique, playground, espelho d’água, aparelhos de ginástica (barras e pranchas) e cachorródromo. Espaço para contemplação, caminhadas e relaxamento, passeio, estares e sanitários. Acessibilidade nos equipamentos de ginástica, sanitários, entrada do parque e áreas de circulação.

Endereço: Avenida Angélica 1500, Higienópolis

Horários:  Aberto diariamente das 6 às 19 horas.

Contatos: (11) 3666-8032

Parque da Agua Branca

Parque Agua Branca abriga atrações como o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol. O público da terceira idade tem equipamentos de ginástica disponíveis na Praça do Idoso e festas permanentes. O Parque possui Arena Hípica, Centro de Referência em Educação Ambiental e espaços para exposições e feiras.

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo 455, Barra Funda – São Paulo -Parque da Agua Branca SP.

Horários:  segunda a segunda, das 6 às 20 horas.

Contatos: (11) 3803-4200

Templo Zulai (Zu Lai) (Fechado por tempo indeterminado)

O Templo Zu Lai e o maior templo da América Latina. Oferece um amplo espaço para passeios, um lago, cursos (meditações, Kung Fu, Tai Chi, Língua Chinesa), retiros, cerimônias e palestras.

Endereço: Estrada Fernando Nobre, 1461. Parque Rincão, Cotia - São Paulo - Brasil

Horários:  (Fechado por tempo indeterminado)

Contatos:  +55 11 3500-3600

Parque Ibirapuera

O que fazer no Parque Ibirapuera? Como todos os parques municipais, o Parque Ibirapuera esta fechado até o dia 4 de abril de 2021. Oferece muitas atrações para ir com a família como ser pista de Cooper, parquinhos, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de equipamentos, fonte de aguas dançantes, quadras poliesportivas, campos de futebol e basquete, aparelhos de ginástica, um herbário municipal, uma escola de jardinagem, mini ciclovias e casa de leitura.. Além disso, tem uma variedade cultural muito grande: Fundação Bienal, Museu Afro-Brasil, Jardim de Esculturas, uma auditório, um planetário, uma escola de Astrofísica e a UMAPAZ (Universidade Aberta de Meio Ambiente e da Cultura de Paz). O parque também conta com acessibilidade em equipamentos de ginástica, banheiros e um cachorródromo é informal.

Na ultima semana de Dezembro de 2020 percorremos o Parque Ibirapuera e conseguimos tirar a foto que vão encontrar embaixo onde podem ver os enfeites de Natal. 

No nosso canal de Youtube vão encontrar vídeos exclusivos do Parque Ibirapuera onde encontramos vagalumes, cinco corujas, um macaco sagui e um gamba além de muita biodiversidade. 

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral s/n - Vila Mariana.

Horários:  aberto (aberto diariamente  das 05 horas às 0 horas).

Contatos: (11) 5575-5045 / 5573-4180

Parque do Povo

O Parque do Povo conta com três quadras poliesportivas, sendo uma delas com marcação especial para esportes paraolímpicos; aparelhos de ginástica de baixo impacto; banheiros, entrada do parque, aparelhos de ginástica de baixo impacto e áreas de circulação acessíveis às pessoas com deficiência; parquinho infantil; ciclovia; pista de caminhada; estações de ginástica; sanitários; roteiros botânicos e jardim sensitivo.

Endereço: Avenida Henrique Chamma 420 - Pinheiros, São Paulo.

Horários: o parque fica aberto diariamente 6 horas às 22 horas.

Contatos: (11) 3073-1217

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um símbolo da cidade de São Paulo e, além da vocação para negócios e da famosa ciclovia, apresenta-se como um de seus principais expoentes culturais. O que fazer na Avenida Paulista? A avenida conta com inumeráveis teatros, cinemas, museus e centros culturais e de compras estão sempre movimentados, assim como feiras artesanais e apresentações de artistas de rua. Os domingos a Paulista é aberta aos pedestres e reúne atividades culturais e de lazer.

Endereço: Avenida Paulista, Bela Vista , São Paulo.

Horários:  todos os dias às 24 horas

Praça Vinicius de Moraes

A praça Vinicius de Moraes esta localizado no bairro do Morumbi na zona oeste de São Paulo. Conta com pequenos lagos. É umas das praças mais frequentadas da cidade, tendo um percurso de aproximadamente um quilometro em subida leve, muito utilizado para caminhadas. A praça homenageia o compositor e poeta Vinícius de Moraes.

Endereço: Avenida Giovanni de Gronchi e Rua Barão de Pirapama, Morumbi,, Sao Paulo.

Horários:  24 horas

Parque Ibirapuera
Parque Buenos Aires
Templo Zulai - Zu Lai

Parque Severo Gomes

Parque Severo Gomes conta com Playgrounds, curso d’água, bosque de amoreiras, trilha para caminhadas, canteiros, aparelhos de ginástica, pista de Cooper, bicicletário, área de estar, área de preservação permanente e sanitários com acessibilidade. Possui também minibiblioteca de livros infantis. O parque oferece regularmente trilhas monitoradas, atividades de educação ambiental e físicas como aulas de yoga (se tem interesse também em meditações pode olhar nosso post sobre Mindfulness). 

Endereço: Rua Pires de Oliveira 356, Granja Julieta, São Paulo.

Horários:  aberto diariamente das 7 às 19 horas.

Contatos: (11) 5687-4994

Parque Ecológico do Tietê

Parque Ecológico do Tietê além de preservar fauna e flora da várzea do rio Tietê proporciona uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer, recebendo mais de 330.000 visitantes todo mês. Principais atrações: Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, biblioteca e Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2.000 animais apreendidos ou doados. 

Endereço: Rua Guirá Acangatara 70, Engenheiro Goulart,
São Paulo.

Horários:  segunda a sexta: 10 as 16 horas. Sábados, domingos e feriados das 8 as 17 horas. 

Contatos: (11) 2958-1477

Se gostou das nossas recomendações, aproveitem também nossas ofertas de produtos por tempo limitado para que possamos continuar oferecendo material de qualidade para vocês:

Parque das Bicicletas

O Parque das Bicicletas oferece uma renovada pista com subidas e descidas para curtir a emoção de andar de bicicleta, patins, skates, patinetes e mais. Também dá para fazer exercício, caminhadas e piqueniques. Só não é permitido o ingresso com Pets.

Endereço: Alameda Iraé 35, Moema, São Paulo. Esse é o endereço oficial mas pode se guiar já que fica na interseção das avenidas Ibirapuera e Indianópolis.

Horários:  aberto diariamente das 6 às 22 horas.

Contatos: (11) 3396-6400

Parque das bicicletas